Construa a sua casa no céu

Nós construímos uma casa no céu, quando aceitamos as cruzes próprias desta vida

construa_a_sua_cas_ no_ceu

Monsenhor Jonas Abib. Foto: Angélique Randon/cancaonova.com

A Primeira Leitura é muito preciosa e é continuação da leitura de ontem: “Agradeço àquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim ao designar-me para o seu serviço, a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava. Mas encontrei misericórdia, porque agia com a ignorância de quem não tem fé. Transbordou a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus”. Aquilo que São Paulo diz de si, cada um de nós podemos dizer a nosso respeito.

Reze:“Jesus Cristo veio a este mundo, para salvar os pecadores, do qual eu sou o primeiro”.

O tema do Tríduo de oração da Festa da Exaltação da Santa Cruz que estamos celebrando hoje é: ‘Da cruz de Cristo uma casa bem construída’. Nós construímos uma casa no céu, quando aceitamos as cruzes próprias desta vida. Não quer dizer que queiramos a cruz, mas aceitamos. Quem de nós não tem cruzes, padece de tribulações e problemas? Todos nós. E aí está: quando enfrentamos com fé aquilo que para nós é dor, sofrimento e tribulação se transforma em graça, benção e vida eterna e uma casa construída no céu.

Reze: “Eu quero construir uma casa no céu. Por isso, Senhor, assumo as cruzes desta vida. Assumo as tribulações que enfrento, por que é assim que construirei uma casa sólida, uma casa no céu”.

São Paulo continua: “Se eu que fui tudo isto: blasfemador, perseguidor e injuriador, e fui admitido pela misericórdia do Senhor, e ainda me deu a graça do ministério“. Se isto aconteceu com São Paulo, pode acontecer com você! Deus quer que Sua misericórdia lhe alcance. A vontade de Jesus é esta: que você seja transformado em um homem novo e construa uma casa no céu.

Reze: “Senhor quero construir uma casa no céu, uma casa sólida. Uma casa que somente pode ser construída com a Sua  graça”.

Vimos no Evangelho, Jesus dizendo a respeito de um homem que construiu uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces sobre a rocha, vieram a as enchentes, as torrentes deram contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la porque estava bem construída. É preciso construir uma casa sólida, e sobre a rocha. Construímos esta casa, assumindo a nossa cruz de cada dia.

construa_a_sua_casa_ no_ceu

“Você é responsável por muita gente que Deus colocou em seu caminho, e que não foi vontade sua, mas Ele colocou”, afirma monsenhor Jonas.

Repita: “Eu quero construir a minha casa de cada dia, eu, minha casa e minha família, queremos construir a casa nova de cada dia. É isso que Deus tem para nós: construir uma casa sobre a rocha, pode vir a enchente e a torrente, que não vai derrubar a quela casa, porque ela foi bem construída”.

Jesus acrescenta: “Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”. Veja, esta palavra imediatamente é importante, por que a casa era tão frágil, que o Evangelho acrescenta: foi grande a ruína desta casa.

Nós corremos o risco de construir uma casa sobre o chão e a areia. Termos a tristeza de ver a nossa casa, não construída no céu.

Temos também nossos irmãos e familiares que não construiram a casa sobre a rocha, mas sobre a areia.

Somos responsáveis por muita gente. Você é responsável pelos seus! É responsável pelos seus pais, irmãos e filhos, pelas pessoas com quem você convive e trabalha, enfim muita gente que que Deus colocou em seu caminho, e que não foi vontade sua, mas Ele colocou. Como você que é candidato, vocacionado a Canção Nova, você está dando um passo de acolher das mãos do Senhor a responsabilidade de muita gente. É por isso, que você precisa de acolher de coração e com toda força, para que realmente estas pessoas que Deus coloca em suas mãos, sejam salvas.

Veja mais:
:: Saiba como ser um vocacionado a Canção Nova
:: Conheça o grupo de amigos da Canção Nova

Você que é amigo da Canção Nova e vive esta vocação, é uma linda vocação. Eu agradeço muito a você que acolheu este chamado. Isto quer dizer, que você recebeu das mãos de Deus, a responsabilidade de cuidar de salvar muita gente. Fazer com que eles construam a casa não sobre a areia, mas sobre a rocha. Então eu lhe digo: ajude mesmo as pessoas a construírem a casa sobre a rocha. Ajude! Dê a vida! Entregue-se! Trabalhe e realize. O Senhor quis precisar de você. Uma vez que Ele quis precisar de você, seja verdadeiramente um cooperador d’Ele. Um amigo e uma amiga do Senhor, que O ajude na construção da casa. Talvez isto, traga cruzes e tribulações, louvado seja Deus! Para Jesus foi a mesma coisa. Então coragem! O Senhor confiou a você uma linda tarefa, realize-a!

No Hebraico existe uma palavra que se chama Emuná, que significa o grito de fé do homem necessitado”. Um Hebreu diante de uma situação, ele gritava: Emuná!

Que o Senhor lhe dê esta graça, que o seu sentimento seja este: o grito do homem de fé que necessita do Senhor. Tenha certeza, o Senhor atende e vem em seu auxílio, e você vai construir a sua casa sobre a rocha, no céu. Você vai ajudar a muitos assim como Paulo, saindo daquela situação terrível que ele vivia, e tornou-se um grande apóstolo. Você vai fazer com que muitas pessoas, sejam como Paulo, verdadeiramente vencedores porque aceitarão a cruz de cada dia.

construa_a_sua_cas_ no_ceu

Monsenhor Jonas Abib dando a bênção na missa do Tríduo de oração para a Festa de Exaltação da Santa Cruz. Foto: Angelique Random

Diga comigo: “Senhor eu aceito a minha cruz de cada dia. Eu e os meus, aceitamos a nossa cruz, para construirmos nossa casa, não na areia, mas na rocha, no céu. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”.

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio.

Homilia:  ‘Emuná: o grito de fé do homem que necessita de Deus’ de monsenhor Jonas Abib em 12, de setembro de 2015.

Adquira esta pregação pelo telefone: (12) 3186-2600

contribuicaocn1

Veja também:

:. Adoremos a Santa Cruz

:. Busque a misericórdia do Pai

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.